Sócio Fundador. Graduado em Administração de Empresas, Direito e Jornalismo, todos pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Militante da área jurídica há 40 anos. Promotor de Justiça aposentado. Advogado especialista em Direito Penal e Processual Penal, além de ter feito diversos outros cursos nas áreas jurídica e administrativa ao longo da carreira. Atuou na implantação de vertentes fundamentais para desafogo do Poder Judiciário, como os Juizados Especiais e os núcleos de Mediação e Arbitragem, tendo participado da primeira turma no Estado. Experiência de mais de uma centena de Júris realizados. Atua como consultor jurídico de relevantes causas de nível nacional. Foi Professor Substituto de Direito Penal e Processo Penal na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Atuou como Vice Presidente e Corregedor do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/MT.
Nascido na cidade de Três Lagoas quando o estado de Mato Grosso ainda era um só, o terceiro de três filhos homens da Dona Jolinda Arantes, veio para Cuiabá em 1974, sob a orientação do irmão Dejair, que fazia às vezes de mais velho na falta do primogênito Dejalma, falecido. De base moral muito sólida, forjada sob a batuta de uma rigorosa mãe, que apesar de dedicada à lida rural tinha a convicção de que a vida de seus filhos seria transformada pela educação, Décio seguiu os passos dos irmãos. Ao lado, fisicamente, Dejair, e na lembrança a presença constante de Dejalma, o irmão mais velho, que exerceu o papel de pai e foi o seu exemplo de retidão e trabalho. Em Cuiabá, iniciou o curso de Administração de Empresas na UFMT. O que era para ser apenas mais um passo em sua vida, acabou sendo definitivo. Na faculdade conheceu NEIDE, sua colega de turma, com quem acabou casando e tendo três filhos, RAPHAEL, FELIPE e FERNANDA.
Os altos e baixos da vida o empurraram para uma nova carreira e o curso de Direito foi a sua salvação. Como aprendeu desde pequeno, de origem humilde e sem posses, só venceria pelo seu próprio esforço. Batalhou, se dedicou cumprindo três turnos por dia e foi recompensado. Aprovado no concorridíssimo concurso do MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MATO GROSSO, se dedicou à nobre função de Promotor de Justiça por quase 30 anos. A região centro-sul do Estado, que contempla cidades como Pontes e Lacerda, Mirassol D’Oeste, Quatro Marcos e Cáceres, apenas para dizer algumas, conhece como a palma da mão. Ali foi Promotor de Justiça em uma época em que não existia a Defensoria Pública e, mesmo sem receber um tostão a mais, cumpria expediente no fórum pela manhã atendendo a população.
Em Várzea Grande capitaneou o núcleo de combate a entorpecentes. Em Chapada dos Guimarães abraçou todos os ramos de competência, com especial atenção à população humilde e total paixão no combate ao crime, sobretudo na realização de Tribunal do Júri. Na capital, participou da implantação do núcleo de mediação e do Juizado Especial Criminal, entre outras autuações. Ainda teve tempo de se dedicar à faculdade de Jornalismo e, depois de deixar o MPE, retomar a vida acadêmica ministrando aulas no curso de Direito da UFMT. Também nesse período é que, ladeado pela sua entusiasmada esposa, abriu as portas do escritório de advocacia que hoje experimenta expressiva expansão.
Homem correto, honesto, de perfil altamente protetor, é a prova viva de que a dedicação e o estudo são meios de transformação. E passa isso a quem conhece. Títulos e honrarias recebeu muitos ao longo da vida, mas importa mais a pessoa que o profissional. Humor sagaz, inteligente, observador, um cronista nato. A grandeza de um homem maduro, em um coração de menino.